Mitos sobre os Fatores que Limitam o Crescimento do Brasil e o Programa Brasil Maior

Meu amigo Mansueto Almeida e eu escrevemos na semana passada um artigo intitulado “Mitos sobre os Fatores que Limitam o Crescimento do Brasil e o Plano Brasil Maior“.  O artigo faz observações sobre o novo Plano Brasil Maior, lançado semana passada pelo governo federal.

O artigo foi mencionado num post do blog de Mansueto (http://mansueto.wordpress.com), e eu o reproduzo abaixo.  O artigo é também a nova newsletter da Creativante (que você pode acessar aqui), que irá aos inscritos em sua mailing-list amanhã.

==========

O Crescimento do Brasil vs o Programa Brasil Maior
05/08/2011 por mansueto

Esta semana, depois de uma troca de e-mails com amigo José Carlos Cavalcanti (UFPE), terminamos escrevendo um pequeno artigo questionando o que limita o crescimento do Brasil e o programa Brasil Maior. É um texto simples de cinco páginas que resolvemos circular.

Tentamos ser o mais claro possível para que não economistas entendam os argumentos do texto.  Destacamos quatro teses no artigo: (1) não há porque inovação ficar restrita a alguns setores; (2) o Brasil pode crescer incorporando tecnologias que já existem; (3) o maior gargalo ao crescimento do Brasil não é a baixa taxa de inovação, mas sim o baixo investimento em infraestrutura; e (4) não há como aumentar a produtividade da economia sem que se olhe para o setor de serviços e, aqui, investimento em educação é fundamental.

Achamos que os incentivos à inovação no âmbito do Programa Brasil Maior são positivos e necessários. Mas o Brasil não precisa modificar a estrutura produtiva para aumentar a sua taxa de crescimento. O desafio maior é aumentar a produtividade em todos os setores ao invés de modificar a composição da estrutura produtiva.

Leiam o texto aqui e comentários são bem vindos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: