Gestão de TI do governo é insatisfatória, diz TCU

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Gestão de TI do governo é insatisfatória, diz TCU

Terça-feira, 28 de setembro de 2010, 12h44

A governança e a gestão de TI da administração pública federal ainda apresenta níveis insatisfatórios. A conclusão consta de relatório elaborado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o qual aponta que 57% das instituições federais ainda estão em estágio inicial de governança de TI, enquanto 38% estão em fase intermediária e apenas 5% em estágio avançado.

O estudo, que analisou 265 órgãos da administração federal, levou em conta o nível de uso de tecnologia pelas instituições e o conhecimento e preparo dos funcionários de TI para dar suporte às necessidades da própria instância e do governo. O TCU ouviu ministérios, universidades, autarquias, fundações, tribunais federais, secretarias e empresas públicas.

Para o ministro Aroldo Cedraz, relator do processo, “o panorama de TI do governo é desolador”. Ele entende governança de TI como “o conjunto estruturado de políticas, normas, métodos e procedimentos destinados a permitir à alta administração e aos executivos o planejamento, a direção e o controle da utilização atual e futura de tecnologia da informação”. O que não ocorre com os órgãos do governo.

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