Banda larga sem ICMS, o começo de uma era

São Paulo mais uma vez sai na frente na questão de redução de impostos nas TICs!  A matéria abaixo veio do blog do jornalista  Ethevaldo Siqueira (http://www.ethevaldo.com.br).

==========
Banda larga sem ICMS, o começo de uma era
19 de outubro de 2009

Seria muito positivo para o Brasil se os demais governadores de Estados brasileiros seguissem o exemplo do governador paulista, José Serra, que assinou na quinta-feira (15/10), perante grande audiência no Futurecom 2009, o decreto que elimina o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para serviços de conexão de banda larga popular, ou seja, a velocidades de 200 quilobits por segundo (kbps) a 1 megabit por segundo (1 Mbps).

Esta edição do Futurecom foi a segunda realizada em São Paulo. O evento, bem organizado e com bom conteúdo, foi prestigiado por autoridades de diversos setores. Na área de comunicações, as duas grandes ausências foram as do ministro das Comunicações, Hélio Costa, e do presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), embaixador Ronaldo Sardenberg.

A escolha da banda larga como tema principal foi das mais oportunas e despertou grande interesse. O clima de confiança e otimismo foi a marca dominante dos discursos, tanto de autoridades quanto de dirigentes setoriais, em especial quanto à recuperação da economia mundial e ao cenário brasileiro.

A grande maioria dos empresários e dirigentes setoriais – tanto das operadoras quanto da indústria – mostrou-se otimista com as perspectivas de investimentos criadas para os próximos 7 anos, com a realização no Brasil da Copa do Mundo, em 2014, e das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Espera-se que a preparação do País para esses megaeventos venha a criar a demanda de investimentos da ordem de R$ 150 bilhões nos próximos 5 anos, na ampliação da infraestrutura de telecomunicações e, em especial, de banda larga fixa e móvel.

Um dos fatos mais positivos foi a presença de autoridades como o governador José Serra, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e parlamentares. Laudálio Veiga Filho anunciou a realização em julho de 2010 de uma edição internacional do Futurecom no Chile, além de um evento orientado aos profissionais de marketing e comunicação, a ser realizado até o primeiro semestre do ano que vem.

Um estudo especial

Fruto de parceria entre a consultoria e site Teleco e a Huawei, foi divulgado na semana passada o estudo que analisa o perfil detalhado da evolução da banda larga móvel no país. Esse estudo é atualizado trimestralmente e pode ser acessado pelo link para download: http://www.huawei.com/pt/catalog.do?id=1779

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: