Quantitative Easing explained- again (Afrouxamento Quantitativo explicado- novamente)

Mencionamos o termo Quantitative Easing (Afrouxamento Quantitativo) pela primeira vez neste blog no post de 24/12/2008 (ver https://jccavalcanti.wordpress.com/2008/12/24/quantitative-easing-afrouxamento-quantitativo/).

O termo está relacionado a uma dinâmica monetária num contexto de taxas de juros próximas de zero, como é o caso agora dos EUA, e de outros países desenvolvidos.  Ou seja, num contexto em que os mais efetivos instrumentos de política monetária (tais como a taxa de juros) deixa de ter seu habitual papel.  Mas, como pode ser visto no vídeo indicado acima, a política monetária não deixa de ter sentido; ela apenas muda de ênfase.

Eis que o jornal britânico Financial Times trouxe para o grande público sua explicação (digitalmente animada) para o mesmo fenômeno (ver em http://www.ft.com/cms/s/0/8ada2ad4-f3b9-11dd-9c4b-0000779fd2ac.html. Portanto, estudantes de Economia, bem como outros interessados, têm agora mais uma boa forma de obter uma explicação para este complexo fenômeno do Afrouxamento Quantitativo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: