Quem define (e como), nos EUA, se eles estão em recessão?

Há uma confusão enorme na imprensa internacional, e na do Brasil em particular, sobre se os EUA estão ou não numa recessão.

Vários especialistas econômicos de lá já opinaram à respeito, e este blog reproduziu algumas. Mas é preciso deixar claro que este fenômeno econômico é o indicador de um ciclo de negócios, e se ele chegou ao seu fim (após um ciclo expansivo). Mas para se afirmar isto, é preciso que se tenha uma metodologia.

Nos EUA o National Bureau of Economic Research-NBER tem se encarregado desta tarefa.  Este think tank americano mantém uma cronologia dos ciclos de negócios daquele país através do seu Business Cycle Dating Committe, um comitê de especialistas se reune e identifica as datas dos picos e os vales que conformam uma recessão ou expansão econômicas.  O período entre um peak e um vale é uma recessão, e o período entre um vale e um peak é um período de expansão.

De acordo com a cronologia do NBER, o mais recente peak ocorreu em em março de 2001, terminando uma expansão recorde que começou em 1991. O mais recente vale oorreu em novembro de 2001, inaugurando uma expansão.

Uma recessão é um significativo declínio na atividade econômica que se espalha por toda a economia, demorando mais que alguns meses, normalmente visível no PIB real, renda real, emprego, produção industrial, e nas vendas do atacado e do varejo.  Uma recessão começa depois que a economia atinge um peak de atividade e termina, à medida que a economia atinge seu vale.

Para saber mais sobre o mais recente relatório do Comitê de Datação de Recessão do NBER dos EUA (divulgado em 07/01/2008), veja http://www.nber.org/cycles/jan08bcdc_memo.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: