O Estado não cabe na Sociedade! (1)

“Se há uma frase que ouvi do ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso que gravei vividamente na memória, e que repito para mim sempre (e para meus alunos de vez em quando), é a que ele pronunciou no início de seu primeiro mandato (aqui transcrita na minha versão): “Até aqui o Estado esteve à frente da Sociedade; a partir de agora a Sociedade estará à frente do Estado”.

O título do artigo de hoje eu tomei emprestado de uma citação do ex-Ministro e ex-Deputado, Prof. Antonio Delfim Netto, e veio a propósito do meu desejo de colocar um tema no artigo de hoje (e vindouros) que refletisse algumas coisas de um livro que comprei semana passada em Brasília, e que quase devorei no avião de volta ao Recife.”

Esta é a introdução ao meu artigo de hoje no blog da Folha de Pernambuco, que você pode ler aqui!

PS: gostaria de agradecer ao jornalista César Rocha o convite para contribuir neste blog da Folha de Pernambuco.  Agora que o mesmo está de saída daquele blog, desejo sucesso em suas novas iniciativas!

Anúncios

5 Respostas to “O Estado não cabe na Sociedade! (1)”

  1. KLATUU o embuçado Says:

    “Até aqui o Estado esteve à frente da Sociedade; a partir de agora a Sociedade estará à frente do Estado.”
    ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso

    _§_

    “It is the besetting vice of democracies to substitute public opinion for law. This is the usual form in which the masses of men exhibit their tyranny.”
    James Fenimore Cooper

    “Our modern society is engaged in polishing and decorating the cage in which man is kept imprisoned.”
    Swami Nirmalananda

    “It is the besetting vice of democracies to substitute public opinion for law. This is the usual form in which the masses of men exhibit their tyranny.”
    James Fenimore Cooper

    “I do not believe in the collective wisdom of individual ignorance.”
    Thomas Carlyle

    _§_

    Os melhores cumprimentos.

  2. Bruno Bezerra Says:

    Olá professor JCC,

    No artigo o senhor cita o Fábio Giambiagi e o livro “Brasil: Raízes do Atraso- Paternalismo versus Produtividade: As dez vacas sagradas que acorrentam o país”. Pode comentar um poucos mais sobre esse livro? Outro dia estava lendo a respeito de um debate acalorado entre o Fabio Giambiagi e o Luiz Nassif, o Giambiagi considerado de direita e o Nassif de esquerda… No mundo atual ainda cabe esses rótulos? o que o senhor pensa deles? (dos rótulos, do Nassif e do Giambiage)

    Grande abraço e parabéns pelo artigo!!!

  3. jccavalcanti Says:

    Klatuu,

    Obrigado!
    JCC

  4. jccavalcanti Says:

    Bruno,

    Só comprando o livro para ter a real dimensão dele. Mas ele reflete muito bem as teses do Fabio Giambiagi, um dos bons economistas deste país e que entende como ninguém as finanças públicas do Brasil.
    Quanto aos rótulos, isto não cabe mais no mundo de hoje (quer governo mais conservador na política monetária do que este de Lula, que se diz de “esquerda”?).
    O Giambiagi é um craque, o Nassif é um bom jornalista, mas frustrado porque não teve condições de ser economista!
    JCC

  5. Brun Bezerra Says:

    O livro do Giambiagi já tá na minha lista de leitura ainda pra esse ano. Concordo plenamente na questão dos rótulos. Quanto ao Nassif, em alguns textos dele falando do Giambiagi notei um certo rancor.
    Tenho lido alguma coisa do Giambiagi, realmente ele é muito bom. Penso que ele deveria abrir um pouco mais o foco, e escrever não apenas para economistas, seria uma grande contribuição para o pensamento brasileiro. O problema é que muitos pensadores, acadêmicos, doutores… acham que se assim fizer, estão baixando o nível.
    Falo isso porque já mandei textos do Giambiagi para pessoas da área de marketing, jornalismo e história, e muitos tiveram dificuldade de compreenção.
    Grato pelo bate-bola aqui no blog nobre professor…
    Abraço,
    Bruno

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: