Ouvindo o outro lado: Democracia Deliberativa versus Democracia Participativa

Nos dias 04 e 25 de fevereiro deste ano um dos mais respeitados e brilhantes nomes da economia brasileira, André Lara Resende, um dos autores do Plano Cruzado e do Plano Real, escreveu dois artigos para o jornal Estado de São Paulo, respectivamente, “O atravessador da vida pública”, e “A desintegração da vida pública” (para o leitor interessado, indicamos o endereço onde se pode baixar os dois artigos: http://www.iepecdg.com/.

São artigos contundentes, não somente pelo conteúdo, mas também pelo desabafo de uma das maiores cabeças pensantes que este país já produziu. Reproduzo aqui um trecho do primeiro artigo:

Uma observação que resume o dilema de hoje. Nunca houve tão profunda e generalizada desconfiança dos homens públicos. Desconfiança que não é dirigida a alguns políticos específicos, aos políticos que hoje compõem o Legislativo ou aos que estão no Executivo, mas sim aos políticos em geral, aos políticos de hoje e aos políticos de amanhã, a todos que ocupam cargos públicos. A política está desvalorizada. Desacreditada, a vida pública perdeu importância, capacidade de atrair e de mobilizar. Trata-se de uma constatação difícil de ser contestada. Os políticos são vistos com uma enorme desconfiança. A motivação dos que optam pela vida pública questionada. A forma como os políticos, os homens públicos em geral, são percebidos é a pior possível. Espertalhões, senão flagrantemente desonestos, idiotas que se deixam levar por uma vaidade anacrônica. O gosto do poder pelo poder, a vaidade ou, cada vez mais, interesses definitivamente escusos, acredita-se, seriam as verdadeiras forças motrizes da opção pela política.”

Estes é o trecho inicial do meu artigo de hoje no blog do jornal Folha de Pernambuco.  Para os interessados, basta um click aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: