Governo perde “batalha das expectativas”

Uma corrente cada vez mais crescente de economistas, executivos e empresários (adicione-se a mídia) vem solidificando um diagnóstico de que o governo vem perdendo a “batalha das expectativas”.
O editorial do Valor do dia 29/01/2013 foi contundente: “Para domar expectativas, BC precisa reforçar credibilidade“.
O Banco  Central- BC disse na semana passada (na ata do COPOM- Comitê de Política Monetária do BC) que “o baixo crescimento da economia se deve a constrangimentos do lado da oferta“, e que eles não podem ser combatidos com a política monetária, que é voltada para a demanda agregada.  Logo, tirou “da reta” sua responsabilidade neste assunto!
Mas, como afirmado pelo editorial do Valor, o banco tem responsabilidade em garantir um ambiente de estabilidade monetária no país que dê mais segurança aos investidores.  Ocorre que isso tem tudo a ver com a orientação da política econômica.
O atual quadro de agravamento das incertezas é totalmente devido à postura do Palácio do Planalto.  Se a própria Presidente antecipa as eleições de outubro de 2014 para janeiro de 2013 (como foi entendido seu pronunciamento recente da duvidosa redução das tarifas de energia), ela própria “jogou álcool na fogueira“, o que contribuiu mais ainda para o aumento das incertezas, e para a piora do ambiente de negócios.
Neste contexto, os agentes econômicos começam a perceber a “insegurança na condução da política econômica” e tentam maximizar seus interesses, mesmo que estejam conscientes (ou não) das fragilidades da economia real do país (é o “salve-se quem puder”!).
Em resumo, nenhuma novidade (do ponto de vista econômico) sobre os determinantes da atual conjuntura (e o que fazer para sair dela; por sinal, as saídas vêm sendo apontadas por vários especialistas).  O que estamos precisando é de RUMO, DIREÇÃO, LIDERANÇA POLÍTICA, ESTRATÉGIA POLÍTICA, de forma a “domar as expectativas”!
About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.292 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: